Projeto EDUPI – Avaliação de um Programa de Educação para o Controlo da Pediculose em Escolas Básicas do 1º Ciclo.

A pediculose (infestação por piolhos) é um problema de saúde pública mundial, mesmo em países desenvolvidos. São poucos os estudos de prevalência realizados, mas alguns demonstraram que esta pode atingir os 40 % ou mais crianças. Assim, é relevante a partilha e aplicação do conhecimento nesta área, através da capacidade de educar e intervir ativamente na comunidade, com vista ao controlo da pediculose.

A Sociedade Farmacêutica Gestafarma, Lda. tem tentado desenvolver várias ações a este nível, e que têm vindo a ser noticiadas no nosso website, nomeadamente através de atividades de promoção escolar, com intervenção juntos dos encarregados de educação, professores e diretores, bem como pela doação de amostras para aplicação nas crianças.

Mais recentemente, colaborámos com o projeto “Saúde Mais Próxima”, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para ações sociais junto da população mais carenciada.

O Projeto EDUPI pretende implementar e avaliar o efeito da intervenção educacional para o controlo da pediculose, a ser desenvolvido juntos de alunos, pais e professores do Agrupamento de Escolas Romeu Correia (concelho de Almada), e que decorre nos meses de fevereiro e março do presente ano.

O projeto é promovido pelo Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

projetoedupi@gmail.com
https://www.facebook.com/projetoedupi

A Gestafarma demonstrou prontamente a sua vontade de apoiar o projeto, através da doação de amostras de PÁRA PIO DUO LP.

Responsáveis pelo projeto:
Tiago Paiva (tiagopaiva.tp@gmail.com)
Aluno da Faculdade de Farmácia da UL

Milene Fernandes (mccf@fm.ul.pt)
Farmacêutica, Investigadora
Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina de Lisboa.