Gestafarma apoia e promove combate aos piolhos juntos das escolas.

A Gestafarma tem vindo a efetuar uma série de ações de apoio social, nomeadamente junto dos agrupamentos de escolas da zona de Lisboa, Oeiras e Cascais, com as quais a Gestafarma contactou e promoveu o combate à pediculose (infestação por piolhos). Como se sabe, este problema pode ter consequências a vários níveis, tornando-se muitas vezes num problema de saúde pública, principalmente nos meios sociais mais carenciados.

Através do contacto e da sensibilização dos diretores e responsáveis das escolas, tendo como foco maioritário as escolas primárias e de ensino básico, a Gestafarma distribuiu amostras gratuitas de PÁRA PIO DUO LP, loção anti-piolhos, acompanhado de material educativo e informativo – cartazes e folhetos informativos – para entrega aos pais e encarregados de educação, no sentido de os alertar para o problema.

Adicionalmente, e no seguimento de um convite que nos foi amavelmente endereçado pelo Agrupamento de Escolas Prof. Noronha Feio, em Queijas, na pessoa da Prof.ª Manuela Lourenço, a Gestafarma efetuou uma ação escolar de sensibilização e esclarecimento dos pais.

O objetivo principal era estar junto dos pais e das famílias das crianças, tentando alertá-los para o problema dos piolhos, esclarecer dúvidas, responder a questões, e no fundo, dar algumas linhas de orientação com o intuito de prevenir e, se for caso disso, combater a infestação.

Alguns aspetos importantes, e por vezes menos conhecidos da população em geral, foram levados em conta:

1) TRATAR simultaneamente todos os membros contaminados do agregado familiar

2) LAVAR a 60°C todos os objetos que estiveram em contacto com as pessoas infestadas: o vestuário do próprio dia e da véspera – pijama, roupão, boné, cachecol, blusão – bem como TODO o ambiente doméstico que possa estar infestado: lençóis, toalhas e a roupa da cama.

3) PARA TODOS OS OBJECTOS QUE NÃO SE LAVAM NA MÁQUINA (escovas, pentes…): No fim do tratamento, colocar em água a ferver durante alguns instantes para os desinfetar e assim os poder usar na manhã seguinte. Senão, deverá fechá-los num saco de plástico com fecho hermético durante 2 dias (os piolhos não sobrevivem mais de 30 horas longe do couro cabeludo).

Esperamos que ações como esta funcionem como uma ajuda a nível da intervenção educacional para a pediculose, junto de alunos, pais e professores!